3212 1300


Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o fahece.org.br, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de Privacidade. Se você concorda, clique em CIENTE.

SAMU/USA realiza capacitação para parada cardiorrespiratória em bebês e adultos

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) – Unidade de Suporte Avançado (USA) realiza nesta quarta e quinta-feira, 22 e 23 de maio, capacitação de profissionais para a reanimação de pacientes em casos de parada cardiorrespiratória. O treinamento ocorre na sede do SAMU/USA em Coqueiros, Florianópolis.


Nesta primeira etapa, serão capacitados colaboradores do setor administrativo do SAMU/USA, além dos profissionais que atuam na Central de Regulação. Porém, o cronograma segue ao longo do ano, com ações voltadas para o público interno e externo.


“Acreditamos que é fundamental investir em treinamento e capacitação das nossas equipes, assim como contribuir com a educação da população em geral. As pessoas capacitadas, sejam leigas ou profissionais, tornam-se multiplicadores de conhecimento, além de poder prestar ajuda a alguém que necessita deste primeiro socorro”, afirma a diretora-geral do SAMU/USA, Carla Birolo.


O treinamento será ministrado por enfermeiros e médicos do SAMU, com apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU/USA. O projeto inclui cinco bonecos de reanimação de bebês e adultos com simulador, que dá mais realismo na atividade. Esses manequins foram adquiridos com recursos do Programa de Apoio a Projetos (PAP) da Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), com captação realizada pela FAHECE, organização social que faz a gestão do SAMU/USA junto à Secretaria de Estado da Saúde.  


“A ACIF acredita que investimentos em treinamento e capacitação refletem diretamente na qualidade de vida da comunidade. Preparar os profissionais de saúde e a população em geral para situações de emergência é uma forma de promover segurança e bem-estar a todos”, destaca Célio Bernardi, presidente da ACIF.


O PAP da ACIF busca incentivar, fortalecer e ampliar projetos de responsabilidade social que precisam de apoio em Florianópolis. A iniciativa tem um histórico de estimular boas práticas por meio da força do empreendedorismo. Em 11 anos de atuação, o PAP já destinou R$ 780 mil para projetos sociais em Florianópolis. No total já foram recebidos 640 projetos, sendo 58 deles aprovados, impactando direta e indiretamente a vida de 44 mil pessoas.